O Blog

sábado, 30 de junho de 2018

Mapisosas em grupo

Na aula de matemática e espaço, o professor Joel, pediu para se formar grupos para a confecção da mariposa com as coordenadas que passou. Logo, meu grupo formou-se por Lídia, Franciel e Anderson. Ademais, Confeccionamos as mariposas pequenas feitas no papel quadriculado, onde, recortamos e usamos um pouco de 3D.
Na foto acima, Franciel e Anderson traçando as fitas para à construção da mariposa que escolhemos.
O resultado final foi este, mariposa (1,3,3)

terça-feira, 26 de junho de 2018

O ínicio de um novo ciclo...

   Caros Leitores, hoje se inicia um novo ciclo em minha vida e como todo início, nunca é fácil. Estou em busca de uma realização pessoal que é cursar medicina e com essa explosão e expectativas em estar neste curso busco sempre procurar conhecimentos e poder mostrar para a sociedade o que eu sei, então decidi criar esse blog, unindo duas coisas que eu mais gosto, a medicina e a escrita.

Espero que vocês gostem da minha página, e me desculpem pelos erros, estou apenas iniciando neste mundo.



https://i.pinimg.com/564x/26/71/80/267180cc1a1d4aa4a4900c6cd59f12dd--the-knight-tarot-reading.jpg


Conheça um pouco sobre onde eu estudo... A UFSB!

  
Criada em 2013, a Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB, adota um modelo pedagógico inovador, com o objetivo de atender as exigências de uma nova conjuntura econômica e política do Brasil, bem como as especificações sociais e econômicas da região sul da Bahia. Possui os períodos letivos, quadrimestrais e proporciona aos estudantes uma formação geral, que abrange quatro áreas do conhecimento: Artes,Humanidades,Saúde e Ciências.

No ingresso, os alunos escolhem o BI- Bacharelado Interdisciplinar ou o ABI- Área Básica de Ingresso. Ademais, os alunos que optarem por BI, após três anos,poderão seguir para uma formação profissional conhecida, como Segundo Ciclo.Alguns exemplos são de saúde em medicina ou psicologia, graduações tecnológicas as engenharias, Humanidades no Curso de Direito, Antropologia. Já os que optarem pelo ABI, após um ano, poderão concorrer uma das vagas nos BIS ou podem escolher a formação de professores, que são mais três anos. Entre as Licenciaturas Interdisciplinares estão Linguagens, Matemática, Computação, Artes, Ciências humanas e entre outros.

A UFSB possui três sedes: Campus Jorge Amado  ( Itabuna ) - CFCTI - Centro de Formação em Ciências, Tecnologia e Inovação., CFCA- Centro de Formação de Ciências Agrárias.

Campus Sosíogenes Costa ( Porto Seguro )-CFAR- Centro de Formação em Artes, CFCHS- Centro de formação em Ciências Humanas e Sociais,e o CFCAM- Centro de Formação em Ciências Ambientais.

Campus Paulo Freire ( Teixeira de Freitas )- CFS- Centro de Formação em Saúde.



Fotos tirada do Slide passado em sala de aula.



terça-feira, 19 de junho de 2018

A confecção da Mariposa...

 Ao iniciarmos as aulas no dia 05 de junho de 2018, o Dr. Joel Felipe e a Dra Jannaina Costa, iniciou a aula de Matemática e Espaço, logo, uma matéria tão temida como a matemática deixou-me com uma ''pulga'' atrás da orelha com medo de ser algo entediante como foi no Ensino Médio.

Entretanto, não foi bem assim, foi uma nova experiência de conhecer a matemática mais leve, como foi a confecção da Mariposa. Essas mariposas me deixaram com um pouco nervosa, pois não sou boa em fazer artesanatos e minha primeira tentativa não foi tão ruim como eu pensava. Fiz com meu colega e iniciamos pelo meio, porque achávamos mais fácil, no começo nós perdermos de fazer as fitas de papel cartão, depois pegamos o ritmo e fizemos logo duas.

Como vocês podem ver, meu colega me ajudando colar as extremidades, pois, elas costumar sair do lugar e para poder deixar ela mais segura, é importante colar.
Esse foi o resultado final, gostei muito do resultado e já colei na parede do meu quarto, agradeço muito aos professores, por me ensinar uma arte tão linda, que eu nunca iria fazer se não fosse por conta deles, aprendi os traçados indígenas do povo Bora.
E por fim, essa mariposa confeccionada em casa no papel quadriculado, foi mais difícil de fazer sem a presença de alguém, mas foi rápido e fácil de fazer.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Quem é Trotula de Salerno?

No século XI, em Salerno (Itália), havia aquilo que poderia ser chamada de verdadeira escola de medicina (precursora de uma faculdade tal qual entendemos hoje) e costuma-se dizer que era a primeira instituição desse tipo no mundo. Havia hospital-escola, consultórios com médicos renomados que atraiam pacientes de lugares distantes e uma importante produção de pesquisas e tratados sobre medicina e procedimentos. Era um universo dominantemente masculino, mas entre os profissionais teria existido a médica Trotula, que também costumava escrever tratados destinados a instruir outros médicos quanto aos métodos de tratamento e atendimento às mulheres num tempo no qual tabus religiosos, morais e legais impediam que os médicos estudassem adequadamente os problemas ginecológicos.
 São atribuídos a Trotula a autoria de pelo menos dois importantes livros a respeito da saúde feminina. Um deles aborda técnicas e procedimentos ginecológicos e obstétricos, além de apresentar uma tese incômoda na época: A ideia de que, por vezes, os homens eram a causa biológica dos problemas de concepção ao invés de apenas as mulheres. Seu segundo livro abordava procedimentos estéticos para preservar ou aprimorar a beleza feminina, incluindo tratamentos para pele e cabelos. Eram conhecimentos bem fundamentados que não eram objeto de grande interesse ou mesmo que eram “impedidos” aos médicos homens.
 No século XVI começou uma verdadeira campanha contra Trotula, que passou a ter a própria existência questionada. Seus críticos (que incluíam médicos e historiadores) argumentavam que uma mulher não estudaria e muito menos ensinaria medicina em seu tempo, surgindo então a suspeita de que, na verdade, um homem usou um pseudônimo feminino para publicar os livros, evitando com essa artimanha enfrentar problemas com as leis e com a Igreja. Havia ainda quem afirmasse que era pouco provável que uma mulher fosse mesmo capaz de produzir aqueles livros tão profundos e repletos de informações com altos rigores de embasamentos científicos.
 Hoje poucos historiadores duvidam da existência de Trotula e até deduzem que pode ter se tratado de uma mulher de origens sociais abastadas, que teve acesso privilegiado a um universo intelectual masculino e elitizado. https://historiablog.org/2013/08/03/trotula-de-salerno-a-primeira-medica/
Gostei muito desse texto, foi pego no link acima e relata quem é essa mulher com um nome estranho e meus interesses que são parecidos com o dela. Portanto espelhem nessas pessoas, e se você quer medicina faça por gostar, não por dinheiro.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

A Etnomatemática...

A etnomatemática é a arte ou técnica (techné = tica) de explicar, de entender, de se desempenhar na realidade (matema), dentro de um contexto cultural próprio (etno). D’Ambrosio .A influência recíproca entre culturas muitas vezes não é relacionada na historiografia da matemática, e por isso tem implicações na educação. O acontecimento das múltiplas culturas , tem influência nos preceitos escolares. Há uma grande tendência em trabalhar com prioridade a matemática da cultura predominante, descuidando do ambiente cultural do aluno.
A etnomatemática, enaltece a matemática dos distintos grupos culturais e recomenda uma enfatização maior dos conceitos matemáticos informais desenvolvidos pelos educandos através de seus conhecimentos, fora da conjuntura escolar na vivência do seu cotidiano. Os povos com suas diferentes culturas, têm múltiplas maneiras de trabalhar com o conceito matemático. Todos os diferentes grupos sociais produzem conhecimentos matemáticos. A Etnomatemática valoriza estas diferenças e afirma que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está intimamente vinculada à tradição, à sociedade e à cultura de cada povo. Devemos lembrar que, a matemática apareceu para suprir as necessidades básicas do homem, através da construção de materiais de pedra, de osso, de barro, de metal, e esse material era utilizado em moradias , vasilhames, utensílios, etc. 
Dentro do contexto social a matemática é uma ferramenta para a tomada de decisões, fornecendo instrumentos para avaliar os resultados das ações implementadas para a resolução escolhida. O conhecimento que é gerado pela matemática em todas as culturas , através de tomada de decisões e de resoluções de problemas, tem uma atitude subordinada ao social e cultural. A história representa de maneira geral a historia dos grupos sociais e a afirmação de identidade desses mesmos grupos, com isso os educadores matemáticos querem simplificar o ensino da matemática, valorizando o seu uso social : a matemática do dia-a-dia. Devemos lembrar que toda a construção teórica da matemática , também nos deu os melhoramentos tecnológicos , que fazem parte do século atual: o telefone celular, a Internet, o laser, as televisões a cabo, etc. 

Referenciais: D’Ambrosio e WILMER, Celso. 
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/etnomatematica.htm