O Blog

quinta-feira, 7 de junho de 2018

A Etnomatemática...

A etnomatemática é a arte ou técnica (techné = tica) de explicar, de entender, de se desempenhar na realidade (matema), dentro de um contexto cultural próprio (etno). D’Ambrosio .A influência recíproca entre culturas muitas vezes não é relacionada na historiografia da matemática, e por isso tem implicações na educação. O acontecimento das múltiplas culturas , tem influência nos preceitos escolares. Há uma grande tendência em trabalhar com prioridade a matemática da cultura predominante, descuidando do ambiente cultural do aluno.
A etnomatemática, enaltece a matemática dos distintos grupos culturais e recomenda uma enfatização maior dos conceitos matemáticos informais desenvolvidos pelos educandos através de seus conhecimentos, fora da conjuntura escolar na vivência do seu cotidiano. Os povos com suas diferentes culturas, têm múltiplas maneiras de trabalhar com o conceito matemático. Todos os diferentes grupos sociais produzem conhecimentos matemáticos. A Etnomatemática valoriza estas diferenças e afirma que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está intimamente vinculada à tradição, à sociedade e à cultura de cada povo. Devemos lembrar que, a matemática apareceu para suprir as necessidades básicas do homem, através da construção de materiais de pedra, de osso, de barro, de metal, e esse material era utilizado em moradias , vasilhames, utensílios, etc. 
Dentro do contexto social a matemática é uma ferramenta para a tomada de decisões, fornecendo instrumentos para avaliar os resultados das ações implementadas para a resolução escolhida. O conhecimento que é gerado pela matemática em todas as culturas , através de tomada de decisões e de resoluções de problemas, tem uma atitude subordinada ao social e cultural. A história representa de maneira geral a historia dos grupos sociais e a afirmação de identidade desses mesmos grupos, com isso os educadores matemáticos querem simplificar o ensino da matemática, valorizando o seu uso social : a matemática do dia-a-dia. Devemos lembrar que toda a construção teórica da matemática , também nos deu os melhoramentos tecnológicos , que fazem parte do século atual: o telefone celular, a Internet, o laser, as televisões a cabo, etc. 

Referenciais: D’Ambrosio e WILMER, Celso. 
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/etnomatematica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário