Anísio Spínola Teixeira nascido na cidade de (Caetité-Ba,12 de julho de 1900) — Na ideia de educação para todos, expressa por Anísio Teixeira, está a base de sua atuação como educador e sua contribuição para a educação no Brasil, que alguns consideram importante até hoje.
Segundo pesquisa realizada pelo Jornal A Tarde sobre as maiores personalidades do nosso estado o nome do educador baiano foi um dos mais lembrado, por suas grandes contribuições para a educação brasileira, principalmente no campo do novo formato de educação no mundo atual.
Para Anísio Teixeira a educação tinha de ser algo essencial na vida das pessoas de forma gratuita, Ele ainda liderou um movimento que a partir de 1920, sintetizava um manifesto dos educadores pela nova educação, Anísio Teixeira não se absteve só no âmbito educacional como personalidade Ele utiliza de sua influência também no campo da cultura e de ecologia, sendo pioneiro no país para as questões ambientais ao instituir na Bahia de 1924, o dia da árvore que inicialmente foi 13 de maio.
Sendo um homem de visão ampla foi o primeiro também a pensar em um modelo arquitetônico específico para as escolas algo que até então não era algo a se pensarem, os prédios escolares muitas das vezes eram adaptados, o que Anísio Teixeira pensava estava além de seu tempo, o que ele presenciou em suas andanças pelo mundo e que dava certo por lá Ele em 1928 há 80 anos atrás ainda é um sonho a sua implantação em sua totalidade por aqui, escolas em tempo integral, escolas com cara de escola, adaptadas e planejada para tal.
O que temos hoje nas maioria dos casos são Escolas em Tempo Integral com sua gama de atividades, porém sem a menor condição de funcionamento, são escolas que foram adaptadas, onde o barulho das atividades compartimentares atrapalha e muito a jornada curricular padrão por falta d espaço nestas instituições, atrapalhando os professores em seus cotidiano, existem escolas com problemas estruturais tais como banheiros para banho dos alunos para sua permanência na própria escola, que muitas das vezes ficam sujos e suados para as aulas da tarde, cozinhas para a refeição desse alunos que almoçarão nas escola, com tudo isso seu aprendizado e bem estar físico ficam prejudicados.
O que Anísio Teixeira presenciou e imaginou para as escolas brasileiras era muito além de uma escola em tempo integral das que existem hoje apena um lugar fechado com um monte de crianças e este modelo foi implantado por Anísio na Bahia em Salvador, em 1950, Ele inaugura a Escola Parque, reconhecida internacionalmente.
Também foi de Anísio o ato de criação da UDF- Universidade do Distrito Federal em 1935, e essa foi a primeira Universidade brasileira a introduzir a pesquisa como atividade regular em todos as áreas.
Participou e organizou a UNESCO, sendo membro da comissão internacional dos direitos humanos em 1946-1947 logo em 1947 a 1951 foi o principal mentor da renovação das artes e da renovação da arquitetura na Bahia.
Anísio Teixeira não poderia estar fora do ranque das personalidades mais importantes de nosso estado por toda sua luta por uma educação melhor para todos, por todas as suas 17 teses e contribuições em defesa da educação pública de qualidade e econômica contido nesta obra de estudo acadêmico do componente Universidade e Sociedade da UFSB-Universidade Federal do Sul da Bahia, entre essas tantas teses estão.
- Autonomia para educação no estado.
- Renovação das artes e arquitetura do ambiente escolar.
- Criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, o conhecido INEP.
- Criação da Fundação para Desenvolvimento da Ciência na Bahia.
- Criação do Centro de Pesquisa do Estudo de São Paulo (a FAPESP).
- CAPES- Comissão para o Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior.
- Criou o implantou com Darcy Ribeiro a UNB-Universidade de Brasília a qual foi reitor que começou suas atividades já com Pós-Graduação pois já foi a UNB com sua Pós iniciou os trabalhos para os Pré-Universitários sendo esta a forma utilizada na implantação dos atuais cursos Bacharelados Interdisciplinares, introduzidos pelo projeto da Universidade Nova, hoje sobe a responsabilidade e liderança do DrºFrofº: Naomar Almeida Filho.
- Introduziu o sistema nacional integrado (União, estados e municípios) de educação e cultura cujo plano financeiro organizava-se das seguintes formas, pessoal, manutenção e construção.
- Concretizou o I Plano Nacional de Educação aprovado pelo Congresso Nacional em setembro de 1962, plano que vigorou de 1963, sustado pela Ditadura Militar, modificado hoje pelo projeto Mais Educação pelo MEC, resgatado e aperfeiçoado no Governo Lula em 2007.
“ Em um longo debate sobre os desafios e perspectivas da educação superior no Brasil para as próximas décadas 2011-2020. Está sendo discutido desde 2009 entre CNE-Conselho Nacional de Educação, MEC-Ministério da Educação e Cultura a importância do papel de políticas públicas educacionais que estabeleçam um padrão de qualidade para a educação brasileira, pois essas rodadas de estudo e pesquisas estão sendo debatidas também as problemáticas não só de agora, mas as dificuldades que virão com o aumento de tecnologias e crianças cada vez mais educadas em tecnologias que destacam assuntos abordos de várias formas tornando assim um cidadão multifacetado dentro das mesmas expectativas”.
REFERÊNCIAS:
Jornal A Tarde: João Augusto de Lima Rocha.
Conselho Nacional de Educação-CNE. Antônio Carlos Rocha
Link do vídeo que relata que estudar não é privilégio.
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