Em toda a minha vida,eu nunca tinha lido um livro de Paulo Freire, mas quando entrei na UFSB tive que ler e aprender sobre o tal. Pedagogia da Autonomia, o livro que parecia ser um bicho de sete cabeças para mim, trouxe-me um conhecimento e uma paixão pelo modelo freiriano.
Na aula de Universidade e Sociedade, foi peço pela professora Ándrea, para a leitura desse texto e foi divido em capítulos para cada grupo ficar responsável. O meu grupo ficou encarregado com o Capítulo 2, '' ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO'', mesmo com um grupo formado por sete componentes,só foi apresentado por duas pessoas, Eu e Fernanda. Me decepciona muita um pessoal que não tem nenhum interesse de aprender uma obra tão fantástica que estimula e enriquece seu conhecimento.
Muitos vão pelas opiniões de outras pessoas e não tem curiosidade de aprender o novo, fica no velho, no passado. O contrário do pensamento de Freire, ele estimula o aluno á buscar mais, professores e alunos trabalhar juntos, professores aprender com os alunos e vice versa. Recomendo para aqueles que nunca leu ou buscou saber sobre Paulo, este livro, me fez despertar aquela aluna curiosa, que gosta de aprender o novo e lutar pelos meus direitos e buscar sempre a melhoria na Educação, principalmente a Brasileira.
Enfim, não quero dá Spoiler sobre o livro, meu intuito foi só mostrar o que eu aprendi com o livro, a minha experiência... Por fim, a foto acima mostra os mapas mentais feitos em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário